top of page
Buscar

Por que alguém iria querer fazer carreira em atendimento ao cliente?

Atualizado: 2 de ago. de 2023

A pergunta poderia ser "Por que alguém iria querer fazer carreira em Medicina"?


As respostas mais românticas nesse sentido são:

Para salvar vidas, para ajudar pessoas, para cuidar daqueles que mais precisam, etc.

Eu sei que tem muita gente que faz medicina por isso, mas também sei que tem gente que faz medicina "porque dá dinheiro". Claro que Atendimento parece não dar dinheiro.

Bom, eu vou contar uma novidade: NADA dá dinheiro.

Vou utilizar uma reflexão que, a princípio é de um autor anônimo, para ver se consigo expressar o meu pensamento.

"O segredo da vida é este: A vaca NÃO dá leite.

O que você diz? perguntou incrédulo o moço.

Assim como você está ouvindo, filho: A vaca não dá leite. Você precisa ordenhar ela. Tem que levantar às 4 da manhã, ir até o campo, caminhar pelo curral cheio de esterco, amarrar o rabo da vaca e as patas, sentar no banquinho, colocar o balde e fazer os movimentos adequados. Esse é o segredo da vida: a vaca, a cabra ou a lhama não dão leite. Você tem que ordenhar elas.

Há uma geração que pensa que as vacas DÃO leite. Que as coisas são automáticas, fáceis e grátis: desejo, peço e obtenho. Mas a realidade é que a felicidade é o resultado do esforço, e que a ausência de esforço gera frustração e ignorância."





Dito isto, esqueça fazer carreira porque tal profissão DÁ mais dinheiro que outra.

Ou você tem um propósito, ou o esforço jamais valerá a pena.

Vamos então, sem entrar em detalhes sobre os esforços de um médico para receber o dinheiro que recebe pelo trabalho que faz, pensar em se o dinheiro não é o motivo, qual seria o problema de fazer carreira em Atendimento ao Cliente?

Afinal, se vamos fazer carreira em profissões que nos apaixonam, qual o problema com ser apaixonado por servir pessoas da melhor forma possível?

Você já serviu alguém que não tinha como te retribuir? Se sim, com certeza você conseguiu se ver feliz, apenas por ter servido, salvo que você pensasse que a outra pessoa iria recompensar o seu serviço.




Começando pelo porquê:

Quem me acompanha em artigos, sabe que gosto muito do Simon Sinek.


Quem acompanha ou conhece algo do Simon Sinek, sabe que ele escreveu o livro "Começe pelo porquê" e criou o Círculo Dourado, ou Golden Circle:


No círculo dourado, as três partes de dentro para fora são: Porquê, Como, Quê.


Vou trazer um trecho do livro (Comece pelo porquê) para que vocês possam compreender, mas recomendo fortemente a sua leitura:


"O QUÊ: toda companhia e toda organização do planeta sabe O QUE faz. Não importa se é grande ou pequena nem o campo de atividade. Todo mundo é facilmente capaz de descrever os produtos ou serviços que sua companhia vende ou a função do cargo que desempenha dentro daquele sistema. O QUÊ é fácil de identificar.


COMO: algumas companhias e algumas pessoas sabem COMO elas fazem O QUE fazem. Quer você os chame de "proposta de valor diferenciada", "processo patenteado" ou "proposição exclusiva de venda", os COMOs são apresentados com frequência para explicar o modo pelo qual alguma coisa é diferente ou melhor. Não tão óbvio quanto O QUÊ, muitos acham que esses são os fatores diferenciadores ou motivadores em uma decisão. Seria equivocado supor que isso é tudo que é necessário. Falta um detalhe:


POR QUÊ: muito poucas pessoas ou companhias conseguem articular com clareza POR QUE fazem O QUE fazem. Quando falo do PORQUÊ, não estou me referindo a ganhar dineiro - isso é uma consequência. Com o PORQUÊ, refiro-me a qual é seu propósito, sua causa ou sua crença. POR QUE sua companhia existe? POR QUE você sai da cama toda manhã? E POR QUE alguém deveria se importar?"


Vocês podem ver este vídeo para conhecer melhor o conceito:




Se assistir ao vídeo, você vai perceber a diferença de quem começa pelo O QUÊ para quem começa pelo PORQUÊ.


Como eu escolhi fazer carreira em Atendimento:

Eu já trabalhei muito tempo com Atendimento ao Cliente.


Mas eu já trabalhei também com produção gráfica, fui empreendedor, criando uma revista que falava sobre saúde e bem-estar e pelo meu trabalho consegui o meu registro como jornalista (não faço mais trabalho jornalístico, mas era uma faculdade que sonhava fazer). Escrevo, aqui, em blogs que se perderam no tempo, em cadernos, em e-mails, nas redes. Trabalhei também como designer gráfico, fui líder de pessoas, em equipes profissionais e voluntárias, e sabe o que toda essa salada de profissões tem em comum:


A comunicação e o relacionamento.


Sempre achei que estava atirando para todos os lados, e que eu não podia gostar de fazer tudo isso de verdade. Que eu estava perdido. Mas aí, (melhor tarde do que nunca) parei para avaliar onde eu poderia realmente fazer carreira e crescer como profissional, sentindo que estava realizando algo que poderia permear este momento e impactar a vida de pessoas.


Então eu tinha uma certeza: precisava ser com pessoas.


Graduado em Marketing, só me apaixonei pelo Inbound Marketing, cuja raiz é o relacionamento com o cliente.


Fazendo pós atualmente em Liderança e Gestão de Pessoas: Relacionamento.


Vendendo doces na rua, para clientes fiéis: Relacionamento.


Trabalhando como Customer Success Manager: Relacionamento.


Gráfica e Design: Comunicação.


Jornalismo, revistas: Comunicação.


Liderando equipes: Comunicação e Relacionamento.


Comunicação e Relacionamento, são a essência do que amo fazer e são a essência do melhor atendimento ao cliente.


Por isso, hoje, após todo este tempo dedicado ao Atendimento, compreendo que me tornei um Especialista em Relacionamento com o Cliente. Seja ele externo ou interno.




O meu POR QUÊ:

Acredito que o mundo fica melhor quando estamos dispostos a entender como o outro se sente. Quando estamos abertos a ouvir, muito mais do que a impor mudanças de comportamento. Tenho a convicção de que podemos melhorar a nossa vida e a de todos ao redor, quando nos dedicamos a ouvir antes de falar, a sermos assertivos no que vamos dizer, procurando a verdade sem sermos agressivos com as palavras.


Creio que todo contato intencional é uma porta para um relacionamento, duradouro ou não, mas verdadeiro, quando se trata de pessoas genuinamente empáticas, que procuram entender o que o outro está passando, ou pelo menos compreender no que podem auxiliar a outra pessoa. Às vezes você ajuda fazendo algo. Outras vezes você ajuda deixando de fazer.


Estou certo de que empresas e clientes só terão sucesso, quando dedicarem energia e tempo a um relacionamento honesto, onde os seus porquês se conectem, os seus propósitos estejam alinhados.


E ainda, cultivei em mim o propósito de fazer algo a respeito.


Sendo assim, entrei no mercado de trabalho há 30 anos. Neste tempo, dediquei mais de 15 anos, trabalhando 8 horas por dia, etc, ao Relacionamento com o Cliente.


Estudei e me graduei em Marketing e a única coisa que me conecta com o Marketing até hoje é o Inbound, porque é uma modalidade de Marketing estabelecida sobre a rocha do Relacionamento.


Trabalhei em empresas como a Oi, Peixe Urbano, Groupon Latinoamérica e atualmente estou na RD Station, onde sou Senior Customer Success Manager, reconhecido como Top Performer nos últimos 5 semestres consecutivos, além de ter recebido premiações mensais e trimestrais pelos meus resultados (em metas) e um prêmio anual, que reconhece o meu papel como “Advogado” dos clientes da empresa.


Apoio equipes de Marketing de 7 países diferentes a aperfeiçoarem as suas estratégias de Inbound Marketing e isso me proporcionou fazer apresentações do tema para agências de publicidade do país, facilitar webinar na própria RD Station com foco em saúde, ser entrevistado sobre esse mesmo tema, e apresentar o Inbound para profissionais da indústria e alunos de Comunicação Social da UERJ.


Então, fiel ao meu propósito, trabalho para implantar uma cultura de Relacionamentos genuínos entre pessoas, que forneçam relações comerciais duradouras e lucrativas.

Agora que você sabe PORQUE faço O QUE faço, e o que me move, saiba COMO vou fazer para atingir a minha missão:


“Auxiliar pessoas e empresas, em qualquer lugar do mundo, a melhorarem o relacionamento entre marcas e clientes”.

O meu COMO:


Neste momento eu já lancei um Workshop Gratuito chamado: “Conversas Desafiadoras em Atendimento - 7 pilares para encarar elas” (já se foram 6 edições, entre as públicas e as fechadas).


Construí no Linkedin a [news de CS] para tentar passar conhecimento de forma quinzenal e gratuita e em breve, pretendo apresentar uma novidade importante para quem gostaria de construir a sua carreira em Atendimento.


Então, fique feliz, dá para você fazer carreira em Atendimento ao Cliente e se tornar um especialista em Relacionamento com o cliente.


Aguarde as novidades.

Um abraço e até a próxima.

 
 
 

Comentarios


bottom of page